Dia do Doador de Córneas

13 de dezembro de 2011 - Postado em: Datas Especiais

Hoje, dia 13 de dezembro é o Dia do Doador de Córneas. Mas você sabe como acontece o processo de uma doação? O transplante de córnea permite que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão. Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um botão central de uma córnea saudável.

Um banco de olhos é uma entidade sem fins lucrativos que recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante, ensino e pesquisa. O Banco de olhos não escolhe e nem tem preferência de qualquer espécie, pois a pessoa que irá receber os olhos entrará numa lista de espera seguindo uma ordem cronológica de inscrição. O paciente pode ter qualquer idade para ser beneficiado com o transplante.

O transplante de córnea é a mais comum modalidade de transplante de tecidos. Para doar é preciso comunicar à família o desejo de ser doador, pois somente a família poderá autorizar a doação. Pessoas entre idade mínima de 3 anos e máxima de 80 anos de idade com diagnóstico de morte encefálica e córneas sadias podem ser um doador de córneas.

Nos Estados Unidos são feitos cerca de 35.000 transplantes de córnea por ano, enquanto no Brasil, o número de transplantes ainda é pequeno com mais ou menos 3.000/ano.

Neste ano 1.170 pacientes passaram por transplantes no estado do Ceará, mais da metade deles, totalizando 712, foram transplante de córneas. De todas as famílias consultadas para doação de órgãos falecidos, apenas 30% disseram não. O Ceará está perto de completar uma marca história, a previsão é que em 2012 a fila de espera para este tipo de transplante seja zerada. Hoje em dia, a fila de espera é em torno de 6 a 10 meses.

Hoje o Banco de Córneas do Hospital Geral de Fortaleza convida a todos que apoiam a causa social da doação de órgãos a participarem da comemoração deste dia.
Seja você também um doador.

Confira a programação

0 Comentário

Dia do Doador de Córneas

Comente você também  

Preencha os campos obrigatórios: Nome e E-mail. Seu e-mail não será exibido publicamente.