O Carnaval é do mundo!

05 de fevereiro de 2013 - Postado em: Datas Especiais

carnaval_image_topo

Quem pensa que a folia de Carnaval acontece apenas no Brasil está enganado. A festa, com tradições diferentes, é realizada em diversas partes do mundo. Opções também não faltam para se divertir em terras estrangeiras.

Confira a lista de festas pelo mundo:

Carnaval-de-Argentina

Argentina
País vizinho ao Brasil, a Argentina possui uma das mais agitadas festas, com desfiles parecidos com os brasileiros. O evento acontece em Gualeguaychú, cidade na província de Entre Ríos, na Argentina, na margem esquerda do rio Gualeguaychú (um afluente do rio Uruguai).

Realizado durante todos os sábados de janeiro a março, a festa recebe turistas de diversas províncias. O desfile tem uma audiência de cerca de 40 mil pessoas a cada noite. A cidade também possui outros atrativos como as fontes termais, praias fluviais e um cassino. (carnavaldelpais.net).

carnaval_uruguai
Uruguai
Em Montevidéu ocorre uma das festas mais longas, com mais de 40 dias de alegria, ocorrendo geralmente de janeiro a março. O festival é realizado no mesmo estilo europeu. As principais atrações do carnaval uruguaio incluem dois desfiles coloridos chamados de Desfile de carnaval e Desfile de Llamadas. Os foliões se reúnem em frente a palcos improvisados – chamados de tablados – para apresentações que misturam teatro, música e dança.

carnaval_bolivia
Bolívia
O Carnaval é a tradução da própria história do país. Em Oruro, cidade do altiplano boliviano, as celebrações relembram o passado sob um olhar que mescla a trajetória dos habitantes originários com as influências dos colonizadores.

carnaval-colombia
Colômbia
O carnaval de Barranquilla talvez seja o mais parecido com o do Rio de Janeiro. Possui um desfile de alegorias, um rei momo e uma rainha.

carnaval_de_veneza
Veneza
O Carnaval de Veneza é um festival anual, que começa cerca de duas semanas antes de quarta-feira de cinzas e termina na terça de Carnaval (terça-feira gorda ou Martedì Grasso), um dia antes das Cinzas. Foi realizado pela primeira vez no século 11 e consistia em mais de dois meses de folia, até que caiu em declínio durante o século 18. Revitalizado em 1979, com grande sucesso, hoje em dia é uma ótima desculpa para ir conhecer a cidade e vestir uma máscara e fantasia. Além disso, pode-se apreciar a música ao vivo nas principais praças da cidade, que fica tomada por carros alegóricos, regatas à fantasia, teatro de rua e baile de máscaras.

carnaval_franca_nice
França
Lá o Carnaval também é famoso e atrai cerca de um milhão de visitantes de todas as nacionalidades a cada ano. A festa acontece em Nice. Este ano o tema é Rei dos cinco continentes e acontece de 15 fevereiro a 6 março. (www.nicecarnaval.com). Além de todas as suas festividades, o carnaval oferece uma excelente oportunidade para descobrir Nice no inverno.

carnaval_mardigras_eua
EUA
Mardi Gras é uma festa carnavalesca que ocorre todo o ano em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas durante todo mês antes do Carnaval, na “terça-feira gorda” — que significa Mardi Gras em francês. A festa começou em Louisiana, feita pelos colonizadores franceses. O primeiro registro é datado de 1699.

As cores típicas do Mardi Gras são o dourado, que significa poder; o verde, que significa fé; e o roxo, que representa justiça. Outros símbolos famosos do evento são as máscaras de drama, a flor de lis e os colares de continhas.

Quais destas festas você teve curiosidade de conhecer? Conta pra gente!

0 Comentário

O Carnaval é do mundo!

Comente você também  

Preencha os campos obrigatórios: Nome e E-mail. Seu e-mail não será exibido publicamente.