População dá pouca atenção à saúde dos olhos

15 de agosto de 2013 - Postado em: Óculos,Olho Vivo,Saúde em Dia

A saúde dos olhos é muito importante e deve ter atenção especial. Mas não é o que realmente acontece. Uma pesquisa lançada pela Bausch + Lomb mostrou que menos de 1/3 dos entrevistados adota medidas básicas necessárias para a prevenção da visão.

A pesquisa foi desenvolvida por 147 profissionais da área oftalmológica e aplicada em 26 países.

saude-olhos

Os resultados mostram que, apesar de a realização de exames regulares de visão ajudarem na prevenção de doenças que levam a perda da visão, apenas 21% dos entrevistados fazem regularmente esses exames (nos últimos 5 anos).

Um dos grandes motivos para a falta de frequência no oftalmologista, alegado por 68%, é a ausência de sintomas. Mas devemos ressaltar que mesmo sem sintomas ou incômodos, as visitas ao oftalmologista devem ser feitas, pois muitas vezes os problemas de visão são silenciosos, surgindo problemas quando a cura for irreversível.

O Blog Ponto de Vista alerta aos leitores que a visita ao oftalmologista deve ser feita anualmente e que os cuidados com a visão devem ser feitos com muita atenção. Tudo isso para que você continue vendo, perfeitamente, todas as coisas boas da vida!

 

Olheiras: como tratar

30 de julho de 2013 - Postado em: Olho Vivo,Saúde em Dia

Nós sempre falamos aqui no Ponto de Vista sobre saúde e cuidados com os olhos, mas hoje falaremos de um problema incomoda muita gente: as olheiras.

Elas são resultado de uma fragilidade dos vasos na região dos olhos, que leva a um escurecimento local pelo derrame de melanina. Elas também podem ser resultado de problemas circulatórios ou até alergias. As olheiras também pode ser um problema hereditário. A principal dica é: visite um dermatologista para diagnosticar.

6

Cada tipo de pele e cada tipo de olheira possui um tratamento indicado. Mas você pode usar alguns artifícios caseiros para disfarçar.

  • Hidrate o local com cremes específicos durante duas vezes ao dia.
  • Amenize as olheiras com compressas de água gelada ou de chá de camomila.
  • Pepinos gelados em fatia podem ajudar a amenizar o inchaço e o escurecimento.

Lembre-se! Se o problema persistir, procure um médico!

Nistagmo: conheça as causas e tratamento para os “olhos dançantes”

18 de julho de 2013 - Postado em: Olho Vivo,Saúde em Dia

Nistagmo, ou “olhos dançantes”, é um nome estranho dado ao movimento involuntário dos olhos, que desfoca imagens e pode prejudicar a visão.

O movimento involuntário dos olhos do nistagmo é causado por funcionamento anormal nas áreas do cérebro que controlam a visão e a parte do ouvido interno que sente movimento e posição (o labirinto). Os movimentos podem acontecer de um lado para o outro, de cima para baixo ou movimentos circulares.

nistagmo

Existem duas formas de Nistagmo: a síndrome do nistagmo infantil (INS), presente no nascimento, ou o nistagmo adquirido por alguma doença ou lesão.

O nistagmo presente no nascimento é brando e não é grave, nem está relacionada a qualquer doença ou distúrbio. Porém, os pais devem ficar bem atentos, pois as crianças não estão cientes do movimento dos olhos, mas outras pessoas conseguem identificar. Dependendo o tipo de movimento, a acuidade visual pode ser menor do que a ideal, mas pode ser aprimorada com cirurgia. Além disso, o nistagmo pode ser causado por doenças congênitas do olho, por isso, é importante que o oftalmologista avalie as crianças com nistagmo, para verificar a possibilidade de alguma doença nos olhos.

Já nos adultos, o nistagmo pode acontecer a partir de:

  • Uso de drogas ou medicamentos como Fenitoína (Dilatin) – medicamento antoconvulsivo -, excesso de álcool ou qualquer sedativo que prejudique as funções do labirinto;
  • Acidentes com ferimentos na cabeça;
  • Labirintite ou doença de Meniere;
  • Derrame cerebral;
  • Deficiência de tiamina ou vitamina B12;
  • Qualquer doença do cérebro (como esclerose múltipla ou tumor cerebral) pode causar nistagmo se as áreas que controlam os movimentos dos olhos forem prejudicadas.

Não há tratamento para a maioria dos casos de nistagmo congênito. O tratamento para nistagmo adquirido depende da causa. Em alguns casos, o nistagmo não pode ser revertido. Em casos devido a medicamentos ou infecção o nistagmo normalmente desaparece depois que a causa melhora. Os tratamentos usados atualmente são os Prismas, as cirurgias como a tenotomia e terapias medicamentosas.

Por isso, visite um oftalmologista regularmente e fique atento aos sintomas para um tratamento mais eficiente.

 

Os óculos marcam a sua personalidade

16 de julho de 2013 - Postado em: Óculos,Olho Vivo

Os óculos podem dizer muito sobre a personalidade de alguém. Podem expressar características específicas de cada um.

Um óculos é escolhido de acordo com o seu gosto pessoal e pode dizer se você é discreto ou gosta de aparecer, se você gosta de estar na moda ou prefere ser mais exótico, por exemplo!

Foi pensando nisso que o designer italiano Federico Mauro criou uma série de pôsteres com óculos de pessoas que marcaram época!

Se liga nos pôsteres, e veja se você reconhece algum famoso pelos seus óculos.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

 

Página 1 de 41234
Voltar ao Topo