Cuidados com os Cílios

21 de agosto de 2012 - Postado em: Olho Vivo,Saúde em Dia

Os cílios são muito mais do que uma região para aplicação de rímel. Eles existem para proteger nossos olhos contra a poeira, insetos e outras ações externas e, por isso, merecem atenção.

Assim como todos os pelos do corpo, os cílios se renovam e um dos problemas comuns que podem aparecer nesta região é a caspa. A blefarite é uma doença que provoca inflamação da região dos cílios e pode piorar com o frio, estresse e ingestão de gordura.

Como a blefarite provoca excesso de oleosidade nos cílios, causando as caspas no local, o ideal é lavá-los uma vez por dia com água e shampoo de bebê, para não irritar os olhos, para amenizar a oleosidade da região.

Independente se você possui blefarite ou não acho que fica melhor incluindo o “ou não”, os cuidados são os mesmos: é importante lavar sempre as mãos antes de mexer nos olhos. Para as mulheres que usam rímel, há cuidados ainda maiores, pois dormir com o produto nos cílios, além do aumento da oleosidade, pode ocasionar terçol, uma inflamação provocada por bactérias. Pessoas que tem terçol frequentemente devem evitar o uso do rímel ou, caso queiram continuar usando, a dica é massagear os cílios sempre após retirar o produto.

Outro problema que pode prejudicar os cílios é o tracoma, doença inflamatória dos olhos que provoca repetidas crises de conjuntivite e criam cicatrizes na parte interna superior da pálpebra. Quando a cicatriz aumenta, a pálpebra se deforma e os cílios chegam a tocar o olho, o que pode provocar lesões e até a cegueira. Um tratamento realizado com rapidez, assim que o problema for diagnosticado, pode evitar problemas.

Cuide mais da saúde dos seus olhos e dos cílios, mantendo a sua visão sempre saudável!

0 Comentário

Cuidados com os Cílios

Comente você também  

Preencha os campos obrigatórios: Nome e E-mail. Seu e-mail não será exibido publicamente.