Cuidados para evitar a alergia ocular

27 de setembro de 2012 - Postado em: Saúde em Dia

 

As alergias afetam 20% da população brasileira. Destas, pelo menos um terço apresentam alergias oculares, segundo o portal Dr. Visão.

Os incômodos causados por este tipo de alergia, conhecida também como “conjuntivite alérgica” (que é diferente da virótica, pois não é contagiosa), podem afetar as atividades diárias das pessoas, por isso é preciso tomar alguns cuidados para evitar que esse mal chegue até você.

Primeiro, é muito importante saber o que pode causar a alergia ocular. A alergia ocorre quando há o contato com substâncias como ácaros, mofo, poeira, pelos e pólen, e normalmente está vinculada a alergias respiratórias como rinite e bronquite. A alergia irá provocar coceira intensa, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e sensibilidade à luz. A primeira coisa que você vai desejar fazer é coçar o olho imediatamente, mas essa atitude pode acentuar o quadro por conta dos micróbios encontrados nas mãos.

Por isso, previna-se! Alguns cuidados simples podem garantir que você fique bem longe das crises alérgicas. Veja o que fazer:

– Manter o ambiente sempre livre de pó, arejados, evitar objetos que acumulem poeira como: cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia etc.

– Cuidar da higiene do travesseiro é uma das formas de acabar com esse mal. Ele acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborreia, lágrimas, cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos. Por isso, o ideal é arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre sob luz indireta. Esta medida irá aumentar a saúde e a durabilidade do travesseiro. Se necessário, a lavagem do travesseiro deve ser feita apenas se for possível garantir a sua secagem completa, seguindo-se as instruções de lavagem. Se for lavar em lavanderias, que é o ideal, exija que essas instruções sejam totalmente observadas.

0 Comentário

Cuidados para evitar a alergia ocular

Comente você também  

Preencha os campos obrigatórios: Nome e E-mail. Seu e-mail não será exibido publicamente.