Exames preventivos evitam cegueira

16 de abril de 2013 - Postado em: Olho Vivo,Saúde em Dia

Você sabia que em 2020, o mundo terá 76 milhões de cegos? Esse número é maior do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) esperava. Porém, é importante afirmar que as principais causas de deficiências visuais podem ser evitadas em 80% dos casos. Pensando nisso, o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) chama a atenção para os cuidados necessários com os olhos em diferentes fases da vida.

É importante tomar alguns cuidados com a visão, ficar em dia com a saúde dos seus olhos, já que grande parte dessas doenças não apresentam sintomas e quando são descobertas já estão em um estágio bem avançado.

cuidados-com-a-visao (2)

Crianças
Elas merecem atenção especial, já que 30% delas apresentam problemas de refração. Como esse problema pode interferir na aprendizagem e no desenvolvimento, é importante manter em dia os exames oftalmológicos preventivos. Até os 4 anos de idade, esses exames preventivos podem evitar esse problema.

Até os 8 anos, alguns casos são mais comuns, como: ambliopia, cicatriz corneana, doenças infecciosas e retinopatia da prematuridade, catarata congênita e glaucoma congênito

Adultos
Os adultos estão mais vulneráveis à cegueira devido a erros refrativos não corrigidos, glaucoma , degeneração Macular Relacionada à Idade, opacidades corneanas, retinopatia diabética, tracoma.

Até os 40 anos, o astigmatismo, a miopia, a hipermetropia e as doenças infecciosas são mais recorrentes. Acima dos 40 anos, os casos mais comuns são: presbiopia, catarata, glaucoma, hipermetropia, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada a idade.

A Itamaraty ressalta a importância que as visitas ao oftalmologista aconteçam anualmente. Este hábito ajudará você a se prevenir de problema com a visão, permitindo que a beleza do mundo esteja sempre à vista. Ah! E se precisar de óculos, venha escolher com a gente!

0 Comentário

Exames preventivos evitam cegueira

Comente você também  

Preencha os campos obrigatórios: Nome e E-mail. Seu e-mail não será exibido publicamente.