Menopausa x Catarata: Existe alguma relação?
17 de abril de 2012 - Postado em: Saúde em DiaNa opinião dos oftalmologistas, a relação da menopausa com a incidência de catarata nas mulheres não é unanimidade, mas existem alguns acontecimentos que podem fortalecer tal hipótese.
A catarata é uma alteração nas células do cristalino, que é a lente natural dos nossos olhos e é formada por várias camadas. Uma delas possui receptores de estrogênio que, ao receber este hormônio, inibem a produção de proteína, que é o que origina a doença. A menopausa pode ser considerada uma causa exatamente porque, neste período, o estrogênio deixa de circular e não inibe a proteína, facilitando o surgimento da catarata.
Segundo a Dra. Maíra Saad de Ávila Morales, coordenadora científica do Departamento de Oftalmologia da Associação Paulista de Medicina (APM), mesmo que não seja um consenso entre a comunidade médica, é importante que as mulheres na menopausa procurem o oftalmologista. Os cuidados com a visão a partir dos 40 anos se tornam fundamentais por questões gerais de saúde, e não porque o surgimento da catarata é uma certeza, mas é importante prestar atenção aos sinais.
Para as mulheres que estão atravessando esta fase, a dica é que fiquem atentas aos sintomas da catarata. Em seu estágio inicial, ela pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas. Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna, às vezes com certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis. À medida que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como ler, caminhar ou até assistir televisão.
Leia mais sobre este estudo na página do portal Dr. Visão:
Menopausa x Catarata: Existe alguma relação?