Os cuidados com a visão ao usar o computador
17 de janeiro de 2012 - Postado em: Saúde em Dia
O computador e o celular são itens praticamente indispensáveis atualmente. O uso cada vez mais constante da Internet pela população mundial se concretiza nas horas gastas em frente ao aparelho, seja para trabalhar, estudar, ou desfrutar de momentos de lazer.
O uso de toda a facilidade que o universo digital oferece deve ser dosado com alguns cuidados, principalmente com a visão, órgão que mais sofre com a exposição à luz das telas dos smartphones, notebooks ou computadores de mesa, causando a Síndrome da Visão de Computador, do inglês “Computer Vision Syndrome” (CSV).
Segundo artigo da Dra. Daniela Dias para a revista Ceará Oftalmológico, o excesso de trabalho realizado em frente ao computador acarreta em cansaço da visão e dores de cabeça, além da visão turva e muita sensibilidade à luz. Se você fica mais de duas horas por dia em frente ao computador, fique atento aos sintomas, e tome alguns cuidados, como:
– Posicionar o monitor a 50 ou 60 centímetros dos olhos. Além disso, procure observar se o topo do monitor está na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo. Isso vai ajudar para que a luz do monitor não incida diretamente em seus olhos;
– Ilumine bem a sala onde você utiliza o computador. Para que a luz não ofusque sua visão, altere a posição do monitor ou das luzes e tome cuidados para que luzes de luminárias, por exemplo, não fiquem direcionadas aos seus olhos. Se for necessário, utilize um filtro anti-reflexo;
– Como os monitores são acumuladores de pó, faça uma limpeza periódica para melhorar a visibilidade;
– Realize pequenas pausas de 5 minutos a cada hora para descansar a sua visão.
Tomando estas precauções, você usará o computador sem prejudicar a saúde dos seus olhos. No entanto, procure um oftalmologista regularmente, para que, diagnosticando a síndrome da visão de computador, ele possa receitar os tratamentos adequados para os cuidados com a sua visão.
Os cuidados com a visão ao usar o computador