A saúde dos seus olhos começa pela boca

21 de junho de 2012 - Postado em: Saúde em Dia,Trendy

Sua mãe ou avó alguma vez disse que “comer cenoura faz bem para a vista”? Pois bem, este conselho é bastante verdadeiro.

A alimentação influencia (e muito!) na sua saúde. E os olhos também são impactados, necessitando de nutrientes específicos para mantê-los saudáveis. Os estudos comprovam que nutrientes antioxidantes e pigmentos carotenóides podem prevenir ou retardar problemas com a visão.

Então, reunimos dicas importantes para que sua alimentação possa ajudar a promover a saúde do seu corpo, em especial, a da sua visão:

 

 

 
 

Comer cenouras ajuda bastante na saúde dos olhos por conter boas quantidades de betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo. Para crianças e grávidas essa vitamina é essencial, pois atua na formação das funções vitais do olho e estimula a produção de púrpura visual, que atua na percepção de forma, cores, contraste e adaptação conforme a luz do ambiente. Algumas pessoas preferem tomar o suco da cenoura ao invés de comê-la, e essa é uma boa forma de consumi-la também. Espinafre e abóbora também são boas fontes de carotenóides.

 

 

 
 

Estudos sobre antioxidantes confirmam a hipótese de que aumentar o consumo de vitaminas A e E pode contribuir para a prevenção ou retardar o aparecimento de alguns tipos de cataratas e de degeneração macular. Mais recentemente, têm-se feito pesquisas sobre dois pigmentos, a luteína e a zeaxantina, que estão em elevadas quantidades na retina. Ambas são encontradas em vegetais, como o milho e espinafres e também na gema de ovo. Julga-se que elevadas concentrações desses pigmentos no sangue podem proteger a retina de lesões provocadas por certos comprimentos de onda de luz prejudiciais. Já as vitaminas C e E são antioxidantes presentes no chá verde. Dá pra começar o dia muito disposto com apenas 1 xícara logo cedo! Protege os olhos e faz bem ao corpo inteiro, diga-se de passagem.

O tomate, por ser fonte de licopeno – um antioxidante que protege a saúde ocular – diminui o risco de desenvolver degeneração macular, que pode levar à cegueira. E você sabia que o molho de tomate (caseiro) associado com azeite de oliva faz com o que o licopeno seja melhor absorvido pelo organismo do que quando consumindo o tomate cru?

 

 

 
 

O alho é outro excelente hipotensor, e é interessante para saúde ocular por conter selênio, que, assim como o licopeno, protege os olhos.

 

 

 
 

O consumo regular de alimentos ricos em ômega 3 pelas gestantes, em especial as formas ativas, oriundas de peixes gordurosos, como o salmão e anchova, ajuda na formação da retina do bebê, e uma suplementação com esse óleo pode ser prescrita pelo Nutricionista para complementar a dieta de crianças.

Com essas informações, está mais do que provado que para cuidar bem dos seus olhos, além do uso de bons óculos de grau e sol, alimentar-se corretamente é fundamental. Por isso, procure, além de um Oftalmologista, um acompanhamento nutricional para conquistar uma visão mais saudável!

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